Caderno VII



1. O impulso vem do céu, mas a experiência colhe-se na terra.


2. Grande privilégio e grande liberdade é não depender de ninguém.


3. Usa o intelecto com doçura, sem arrogância, e remove todos os obstáculos que te separam da felicidade na vida.


4. O ser humano não é perfeito. Por isso deve o homem ser compassivo em relação às suas próprias falhas e às falhas que se observam nos outros.


5. Quando o homem possui qualidades e capacidades inatas de relevante significado, não deve descurar o seu empenho na realização de todas as tarefas conducentes a um sucesso.


6. Há um determinado tipo de inércia que é positivo, mas, de uma maneira geral, a inércia, quando tem a forma de uma preguiça, é um entrave ao sucesso. Procrastinar não é uma atitude saudável nem benfazeja.


7. Quando tiveres uma tarefa para realizares, lança mão ao trabalho. Realiza o que tens para realizar. Não proteles. Não adies.


8. Aceita as circunstâncias da tua realidade e serás feliz.


9. Para recriar a vida com significado, após ter alcançado uma plenitude, deve o homem parar e estabilizar antes de empreender qualquer avanço.


10. Concentra-te no presente, e nas circunstâncias do presente apenas. Não te projetes no futuro nem o queiras antecipar.


11. Aprende a tirar o melhor partido daquilo que existe na tua vida. Assim, sejam quais forem as circunstâncias, estarás em paz.


12. A cada momento, deverás ser capaz de responder à pergunta: o que me traz harmonia e paz?


13. O que é demasiado rígido quebra. Sê flexível como os salgueiros o são. Uma corda em tensão e demasiado esticada parte-se.


14. O desejo absoluto de uma perfeita perfeição tolhe o homem, tornando-o incapaz de viver e mais sujeito às inclemências da vida.


15. Confia na tua sensibilidade. Segue a tua intuição. Colhe nos sinais à tua volta a justa direção de vida.


16. Quando perante uma prova, agradece e colhe a lição.


17. Une sempre o pensar ao sentir e assim verás melhor o caminho.


18. O obstáculo faz parte do caminho. Não fujas, não o contornes, não o queiras ignorar. Atravessa-o da mesma forma que atravessas uma estrada e segues em frente.


19. O guerreiro de luz nunca deve ter a arrogância da confiança, mas deve possuir uma absoluta e perfeita serenidade.


20. Reveste-te de verdade. A verdade é sempre luminosa.


21. Quando perante uma dor abissal, encara-a de frente. Vai até ao fundo dessa dor. É da escuridão que nasce a luz.


22. Ter um rasgo superior ou realizar um grande feito é menos difícil do que manter uma constância harmoniosa no quotidiano. Para que esta suceda, o homem tem de ser capaz de estar em contacto permanente com o seu ser inteiro e completo.


23. Não queiras constantemente realizar grandes coisas, dedica-te, sim, de alma e coração a cada pequena tarefa do quotidiano.


24. É no dia a dia que o homem tem de ser capaz de se superar.


25. A confiança nos outros tem uma raiz que é a confiança em ti mesmo. Confia em ti.




Sem comentários:

Enviar um comentário